Feliz aniversário, Castorzão!

17/04/2017 às 16:39 | Assessoria CBF

Pioneiro do futebol carioca, Bangu faz 113 anos

Créditos: Divulgação / Bangu AC

Foi das mãos do inglês Thomas Donohoe – ou "seu Danau" – que surgiu a bola dos primeiros chutes dos operários e técnicos britânicos da Fábrica Bangu no fim do século XIX – aquela que pode ter sido a primeira pelota do Rio de Janeiro. De algumas viagens à Inglaterra a serviço da Fábrica vieram algumas outras bolas e pares de chuteira escondidos entre os pedidos. No início do século XX, alguns destes operários fundaram o Bangu Atlético Clube, em 17 de abril de 1904.

Berço do eterno Ademir da Guia, o Castorzão da Zona Oeste hoje disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, mas já viveu grandes momentos no cenário nacional. Na edição de 1985, o Bangu chegou à final do Brasileirão para enfrentar o Coritiba. No dia 31 de julho, com mais de 90 mil pessoas no Maracanã, as equipes empataram em 1 a 1, mas o Coxa ficou com o título nas cobranças de pênalti.

No Ranking Nacional de Clubes da CBF, o Bangu ocupa a 217ª colocação, com 50 pontos. De volta ao Campeonato Brasileiro, este ano é a grande chance do Castor voltar a surpreender o futebol nacional e manter o título da Série D no Rio de Janeiro, já que em 2016 o campeão foi o Volta Redonda. 

Confira o Ranking Nacional de Clubes 2017

Leia mais

Nossos patrocinadores