P. Grossa se veste de alvinegro para receber final

P. Grossa se veste de alvinegro para receber final

Operário, time da cidade paranaense, recebe o Globo/RN na grande decisão da Série D do Brasileiro

Ponta Grossa Ponta Grossa
Créditos: Rener Pinheiro / CBF

Um município com pinta de cidadezinha de interior, mas pomposa com seus mais de 300 mil habitantes. Uma BR que atravessa os campos do Paraná desde Curitiba, desemboca em uma saída para a colina de ponta grossa, de onde surgiu o nome da cidade.

Ponta Grossa fica a cerca de duas horas da capital paranaense e, pela primeira vez, recebe uma decisão de título do futebol nacional. O Operário Ferroviário, clube com mais de 100 anos de história, está na final da Série D do Campeonato Brasileiro, diante do jovem Globo/RN, de apenas quatro anos de existência.

É comum as ruas calmas do município serem pintadas com as cores da camisa de clubes como Corinthians, Flamengo e São Paulo, além das equipes da capital paranaense. Entretanto, diferente de outros redutos interioranos do país, o preto e o branco do Operário ainda preenche as calçadas de pedra de Ponta Grossa. Nada substitui a paixão ponta-grossense pelo Operário.

Parece que se passaram poucos dias aqueles quase dez anos que o Operário ficou sem sua equipe de futebol. O Fantasma voltou dos Campos Gerais do Paraná para assombrar novamente. Hoje, na final da Série D, coloca Ponta Grossa como palco da taça. Os ingressos estão esgotados desde segunda-feira (4).

Ponta Grossa foi povoada através das expedições de tropeiros pelo interior do país, ainda na época da colonização. A cidade teve sua origem como um pouso, ou pausa de descanso para as tropas durante sua longa trajetória, isso lá pelos anos de 1700.

Jamais aqueles tropeiros, e muito menos seus cavalos, imaginariam que trezentos anos depois de desbravarem as matas de araucárias abririam espaço para as estradas de ferro do Paraná, e que tornaram a cidade um dos pontos comerciais mais importantes da região.

Foram destas ferrovias que os operários que nela trabalhavam se reuniam para jogar futebol. Bola para lá, bola para cá, nasceu o Foot-ball Club Operário Ponta-grossense, clube que mudaria sua identidade para Operário Ferroviário Esporte Clube, que apesar de ter sacado o gentílico de seu nome, jamais perdeu o carinho dos moradores da charmosa Ponta Grossa.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser