Palmas Futebol e Regatas completa 20 anos

Palmas Futebol e Regatas completa 20 anos

Apesar da pouca idade, o aniversariante de hoje (31) tem cinco títulos estaduais e fez história entre os clubes tocantinenses na Copa do Brasil

Palmas Futebol e Regatas Palmas Futebol e Regatas
Créditos: Reprodução / Facebook Palmas

No dia 31 de janeiro de 1997, há apenas 20 anos, surgia o Palmas Futebol e Regatas em Tocantins, primeiro clube de futebol profissional do estado. A oficialização da fundação do Palmas deu-se a partir da primeira assinatura do livro-ata, pelo então governador e um dos grandes idealizadores do surgimento do time, Siqueira Campos.

No primeiro ano de atividades do Palmas, a capital não tinha um campo com capacidade para receber partidas do Campeonato Tocantinense. Para treinar o Tricolor usava campo de terra e para jogos oficiais eram disputados em Porto Nacional, Paraíso e Miranorte. A partir de 98, o Palmas começou a mandar as partidas na Morada do Sol, em Taquaralto.

Apenas no ano de 2000, o Palmas passou a jogar no Nilton Santos, inaugurado em 12 de outubro, o estádio tem capacidade para 12 mil pessoas. O jogo inaugural, que terminou empatado em 2 a 2, foi entre a Seleção Brasileira Sub-17 e a Seleção do Tocantins Sub-20. O primeiro gol foi marcado pelo atacante Malzone, para o Brasil.

A estreia oficial do Palmas aconteceu em 30 de março de 1997, na primeira rodada do Campeonato Tocantinense, quando foi derrotado pelo Interporto por 2 a 1. O primeiro gol da história do clube foi marcado pelo atacante Belziram. O Tricolor terminou a competição na quinta colocação, sendo eliminado ainda na primeira fase.

Copa do Brasil de 2004

A melhor campanha do Palmas e de uma equipe tocantinense no cenário nacional foi em 2004, pela Copa do Brasil. Eliminou grandes equipes da região centro-norte. Bateu o Remo-PA, o Nacional-AM e o Gama-DF, na sequência, sendo eliminado apenas nas quartas de final, pelo 15 de Novembro, de Campo Bom.

Campeonato Brasileiro da Série D de 2016

Na última temporada o Palmas disputou a Série D, mas foi eliminado pelo Princesa do Solimões ainda na segunda fase. Foram três vitórias, quatro derrotas e um empate.

Títulos do Palmas

Campeonato Tocantinense: 2000, 2001, 2003, 2004 e 2007.

Campeonato Tocantinense de Juniores: 2001 (sub-21), 2001 (sub-20), 2002 (sub-20).

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza toda a diretoria, funcionários e torcedores pela data especial e deseja muitas glórias e conquistas no futuro. Parabéns!

No Ranking da CBF,  Palmas ocupa a 111ª posição. Confira a lista completa:

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser