Como Marcelo Chamusca levou o Guarani à decisão

Como Marcelo Chamusca levou o Guarani à decisão

Em entrevista ao site da CBF, treinador revela detalhes da preleção de jogo épico e destaca fatores fundamentais para histórica virada do Bugre

Chamusca, Guarani Chamusca, Guarani
Créditos: Rodrigo Villabal/Guarani

"O impossível é apenas questão de opinião". Foi com esta frase que o técnico Marcelo Chamusca motivou e convenceu os jogadores do Guarani de que seria possível buscar a vaga na final da Série C do Campeonato Brasileiro após a derrota por 4 a 0 para o ABC no jogo de ida. A estratégia do comandante deu certo e o Bugre bateu o Alvinegro potiguar por um incrível placar de 6 a 0 na noite do último domingo (23), garantindo o lugar na decisão.

Em entrevista ao site da CBF, Chamusca falou sobre os objetivos da equipe desde o início da competição, fator casa, apoio da torcida e a importância do ídolo Fumagalli. O treinador revelou também detalhes da preleção do épico jogo.

– Foi um quadro em que poucas pessoas acreditavam. Mas nós nunca deixamos de crer. A construção da nossa vitória foi feita desde o retorno de Natal. Usei uma frase na reapresentação que diz que o impossível era apenas uma questão de opinião. Quem vivencia o dia a dia do clube e se compromete e prepara para esses momentos, sabe a força e que o grupo tem condição, com a mudança de postura, jogando forte em casa, de conseguir fazer o necessário. A nossa classificação seria consequência dessa mudança de postura. Por isso, a semana toda foi trabalhada no sentido de não deixar de acreditar. E a postura do time foi a necessária para conseguir essa virada. Ao invés de se concentrar em responder as críticas, focamos no trabalho. Isso fez com que no dia no do jogo a gente tivesse o merecimento e o universo conspirasse a nosso favor – destacou. 

Desde o início da competição, o objetivo de Marcelo Chamusca não passava somente em garantir o acesso à Série B, mas também em conquistar o título da competição. Para sustentar esta ideia, o treinador exalta o Brinco de Ouro da Princesa unido ao apoio do torcedor. 

– Em todo momento trabalhamos em busca da final. E o Brinco de Ouro foi fundamental. Em 11 jogos, são nove vitórias em casa. Isso mostra a importância do torcedor para que a gente conseguisse se fortalecer. E, quando conseguimos o acesso, o foco foi para os 180 minutos da semifinal. Os primeiros 90 foram ruins, mas conseguimos mudar isso. Agora é planejar o jogo contra o Boa para lutar em busca do nosso objetivo maior, que é botar mais uma estrela na camisa do Guarani – acrescentou.

No grande jogo da classificação, Fumagalli desequilibrou para o Guarani. Com uma assistência e três gols, o meia foi o principal nome do Bugre na partida. Chamusca elogiou a atuação do atleta e destacou a importância que ele tem também fora dos gramados. 

– Mais uma vez, como na maioria dos nossos jogos, o Fumagalli foi fundamental e decisivo. Ele tem uma presença de espírito no vestiário que contamina todo mundo do grupo. É um jogador fundamental para nós, tem muita experiência, maturidade e a mensagem que passa aos mais jovens é muito importante. É muito bom para nós poder contar desde o início com ele – enfatizou.

O Guarani vai disputar o título da competição diante do Boa Esporte. As datas das finais serão definidas pela CBF nos próximos dias. O jogo de ida será no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP), e a volta vai ser disputada em Varginha (MG), no Estádio Municipal.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics