ASA completa 64 anos de fundação neste domingo

ASA completa 64 anos de fundação neste domingo

O "Fantasma de Alagoas", como é conhecido, foi fundado no dia 25 de setembro de 1952. Atualmente disputa as quartas da Série C

ASA de Arapiraca ASA de Arapiraca
Créditos: Divulgação / Agremiação Sportiva Arapiraquense

Hoje é dia de festa em Alagoas! O ASA, clube tradicional do Estado, completa 64 anos de fundação e orgulho para toda a torcida alvinegra do país. O clube que já nasceu campeão e divide as glórias da região junto com CSA e CRB teve a honra de ter o craque Garrincha, entre outras histórias e feitos.

O famoso Fantasma de Alagoas

Fundado em 25 de setembro de 1952 como Associação Sportiva de Arapiraca por Antônio Pereira Rocha, o ASA foi criado no momento de evolução da cidade, quando estava sendo implantada a linha férrea. O futebol, que era diversão dos operários, passou a ter relevância em Arapiraca. E, logo no ano seguinte, o Alvinegro alcançou a glória conquistando o Campeonato Alagoano. Tal feito o deixou em evidência e, com as vitórias que obtinha Nordeste afora, ficou conhecido como "Fantasma de Alagoas", que acabou sendo adotado como mascote da equipe. E foi no clube que um ídolo do futebol desfilou suas habilidades.

Um gigante no Gigante

Em 1973, "O Anjo das Pernas Tortas" fez a alegria do povo alagoano. Mané Garrincha atuou por quase 90 minutos pelo clube, em um amistoso contra o CSA, onde saiu vencedor por 1 a 0, com gol de Cambota. A partida ficou marcada por ser praticamente uma despedida do craque, que já estava em vias de se aposentar dos gramados. Mesmo assim, foi bastante aplaudido pela torcida que lotou o estádio.

Em 1977, o clube passa a se chamar Agremiação Sportiva Arapiraquense, mantendo sua essência histórica e se fortalecendo no cenário nacional, tendo destaque em 1979, com uma campanha de cinco vitórias consecutivas na primeira fase da Taça de Ouro, atual Série A do Campeonato Brasileiro. Mas foi a partir dos anos 2000 que o ASA virou um gigante em Alagoas.

Em sua história, o clube alagoano acumula sete campeonatos estaduais (1953, 2000, 2001, 2003, 2005, 2009 e 2011) e uma Copa Alagipe (2005). Em 2009, foi vice-campeão da Série C e vice-campeão da Copa do Nordeste, em 2013.

Atualmente, o clube se encontra na 38ª posição no Ranking Nacional de Clubes da CBF, com 3.818 pontos, e está classificado para as quartas de final da Série C, em que enfrenta o Guarani.

A CBF parabeniza o ASA e toda sua torcida pelo aniversário e deseja sucesso e muitas glórias no cenário nacional. Parabéns, Fantasma!

Fonte: site oficial da Agremiação Sportiva Arapiraquense

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser