Esquadrão do gol

11/05/2017 às 15:54 | Assessoria CBF

O caminho dos gols dos artilheiros de 2016

Créditos: CBF

Correndo por fora do objetivo de conquistar o título do Campeonato Brasileiro 2017, a briga pela artilharia também sempre está no radar dos jogadores que disputam a competição. Na temporada passada, Fred (Atlético-MG), Pottker (Ponte Preta) e Diego Souza (Sport) balançaram as redes 14 vezes e dividiram o título da artilharia. Em 2017, quem será o cara das bolas nas redes? O site da CBF, com dados do Wyscout, fez um levantamento do desempenho de cada um dos artilheiros de 2016. Quem sabe não seja a receita para os candidatos à chuteira de ouro nessa temporada. 

Fred (Atlético-MG)

Os dois primeiros gols dos 14 marcados na competição saíram quando Fred ainda defendia o Fluminense. No dia 12 de junho, o centroavante estreou pelo Atlético-MG, no clássico mineiro diante do Cruzeiro, no Independência, e deu sequência ao caminho para a artilharia marcando um dos gols da derrota do Galo por 3 a 2. Abaixo, seguem alguns dados dos gols anotados pelo camisa 99 do time mineiro:

- Média de gols por 90 minutos: 0.44
- Cabeça: 1 
- Gols com o pé direito: 9 
- Gols com o pé esquerdo: 4 
- De falta: nenhum
- Gols de pênalti: nenhum
- De fora da área: nenhum

Pottker (Ponte Preta)

Os gols do artilheiro da Ponte no Brasileirão 2016 têm algumas características diferentes das de seus companheiros de artilharia. Canhoto, William Pottker anotou oito de seus 14 gols da temporada com o pé esquerdo. Além disso, também foi o único entre os três goleadores que marcou de cabeça: duas vezes. Foi o que fez mais de pênalti: três contra dois de Diego Souza. Neste ano, a Macaca não terá o seu goleador, que está fechado com o Internacional para a disputa da Série B do Brasileirão. Confira os números:

- Média de gols por 90 minutos: 0.62 
- Gols de cabeça: 2 
- Gols com o pé direito: nenhum
- Gols com o pé esquerdo: 8 
- De falta: nenhum
- Gols de pênalti: 3 
- De fora da área:

Diego Souza (Sport)

Diego Souza também foi um artilheiro, digamos, polivalente. O goleador do Sport marcou 11 vezes com o pé direito, liderando o ranking da categoria entre todos os jogadores da competição. Marcou dois gols de fora da área e dois de pênalti. E, entre os três artilheiros, foi o único que fez de falta: uma vez. Confira os números:

- Média de gols por 90 minutos: 0.42
- Gols de cabeça: nenhum
- Gols com o pé direito: 11 )
- Gols com o pé esquerdo: nenhum
- De falta: 1 
- Gols de pênalti: 2 
- De fora da área: 2 

Para saber quem será o novo goleador do Brasileirão, acompanhe a competição que começa no dia 13 de maio! Confira a tabela completa aqui.

Leia mais

Nossos patrocinadores