Gilberto Ratto fala sobre a parceria que deve existir entre o departamento de marketing dos clubes e seus treinadores
O diretor de Marketing da CBF, Gilberto Ratto, foi um dos convidados por Gilmar Rinaldi a palestrar para os técnicos dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, que participam do primeiro encontro na sede da entidade.
Ratto explicou aos participantes a necessidade de uma parceria entre o departamento de marketing dos clubes e seus treinadores.
- O marketing dos clubes, como o da CBF, precisa desenvolver o desejo do consumidor com as empresas. Claro que, isso, sem atrapalhar o trabalho dos técnicos.
Segundo Ratto, a Diretoria de Marketing da CBF procura sempre unir os patrocinadores da entidade à Seleção Brasileira, sempre sem atrapalhar os treinamentos de Dunga e sua comissão técnica.
- No início, apenas três patrocinadores acompanhavam a Seleção Brasileira em seus amistosos e competições. Agora, os representantes dos 13 patrocinadores estão sempre com a Seleção, assistindo inclusive aos treinamentos. Só que respeitando os limites e normas impostas pela comissão técnica.