Brasileirão: clubes definem mudanças na Série A

Brasileirão: clubes definem mudanças na Série A

Novidades no regulamento da competição foram definidas após votação entre os clubes e os vereditos foram acatados pela CBF

Reunião com os presidentes de clubes da Série A e Federações Reunião com os presidentes de clubes da Série A e Federações
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Presidentes e representantes dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro estiveram reunidos, na tarde desta segunda-feira (20), na sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ), para o Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro 2017. No encontro, que teve o diálogo conduzido pelo presidente Marco Polo Del Nero, ficaram acordadas mudanças no regulamento da competição com relação à competição do ano passado. 

As principais mudanças do Campeonato Brasileiro 2017 estão relacionadas ao mando de campo, superfície de jogo e protocolo de entrada das equipes. Estas novidades no regulamento da competição foram sugeridas pelos clubes e definidas após votação entre os seus representantes. Os vereditos foram acatados pela CBF.

Ficou acordado que não será permitida mais a venda do mando de campo para fora do estado de origem do clube mandante durante toda a competição. No protocolo de entrada das equipes em campo, o limite de crianças permitidas como mascotes no gramado subiu para 44 por clube.

No quesito gramado foi acertada uma transição para o período desta competição até a do ano que vem. A partir de 2018, não será permitida mais a realização de jogos da Série A em gramados que não sejam naturais. Na temporada em curso, os clubes que quiserem atuar em campos de superfície sintética terão de abrir o estádio na véspera da partida para que a equipe visitante faça um treino de reconhecimento.

A capacidade mínima dos estádios que poderão receber uma partida do Campeonato Brasileiro 2017 caiu para 12 mil lugares. Nesta questão, serão realizadas avaliações qualitativas e minuciosas em particularidades, como gramado, placar, vestiários e cabines de imprensa. 

Campeonato Brasileiro 2017: confira os primeiros confrontos na tabela básica

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics