Na Liberta! Fogão e Furacão carimbam passaporte

Na Liberta! Fogão e Furacão carimbam passaporte

Glorioso bate o Grêmio por 1 a 0 e garante o quinto lugar. Atlético empata com o Flamengo e fica com a última vaga. Santos bate o América-MG e fica com o vice

Botafogo vence o Grêmio em Porto Alegre e garante a vaga na Libertadores 2017

Botafogo vence o Grêmio em Porto Alegre e garante a vaga na Libertadores 2017

Créditos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Atlético ficou no 0 a 0 com o Flamengo e garantiu a sexta colocação

Atlético ficou no 0 a 0 com o Flamengo e garantiu a sexta colocação

Créditos: Gustavo Oliveira/Atlético-PR

Com a realização da 38ª rodada na tarde deste domingo (11), o Campeonato Brasileiro 2016 foi encerrado. Com o Palmeiras garantindo o título com uma partida de antecedência, os últimos jogos dividiram as atenções entre as duas vagas restantes para a Libertadores e a única que ainda estava aberta para o rebaixamento à Série B do ano que vem. Botafogo, que garantiu o quinto lugar, e Atlético-PR, que ficou logo atrás, vão disputar a competição internacional em 2017. O Internacional, por sua vez, não conseguiu evitar a queda e vai disputar a Segunda Divisão na próxima temporada.

Já estavam classificados para a Libertadores, além do campeão Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético-MG. Figueirense, Santa Cruz e América-MG já chegaram nesta última rodada sem chances de permanência na Série A. A segunda colocação do Brasileirão 2016 ainda estava aberta, com a disputa entre Flamengo e Santos. O Rubro-Negro começou a rodada na frente, mas como ficou no empate com o Atlético-PR e o Peixe derrotou o América-MG, por 1 a 0, o Alvinegro praiano ficou com o vice da competição.

Na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), o Botafogo superou o time da casa por 1 a 0 e garantiu a vaga na Libertadores. O zagueiro Bruno Silva foi o único a balançar a rede na partida e marcou um verdadeiro golaço, com um lindo giro na entrada da área e finalização com muita força. O Alvinegro ficou com a 5ª colocação, com 59 pontos, e a vaga na Libertadores. O Grêmio terminou no 9º lugar, com 53.

Na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), Atlético-PR e Flamengo não saíram do 0 a 0. O Furacão assegurou a vaga na Libertadores com o empate, garantindo o sexto lugar, com 57 pontos. O Rubro-Negro carioca ficou com a terceira colocação, com 71.

Na Vila Belmiro, em Santos (SP), o Peixe bateu o América-MG por 1 a 0 e ficou com a vice do Campeonato Brasileiro. O único gol do jogo foi marcado por Ricardo Oliveira, aos três minutos do segundo tempo. O Alvinegro praiano termina a competição com 71 pontos e duas vitórias a mais que o Flamengo, no segundo lugar. O Coelho ficou na 20ª colocação, com 28 pontos.

No Giulite Coutinho, em Mesquita (RJ), o Fluminense ficou no empate com o Internacional em 1 a 1. Douglas, aos 27 minutos do segundo tempo, marcou para o Tricolor e Gustavo Ferrareis, aos 41, deixou tudo igual para o Colorado. Quando o duelo ainda estava em 0 a 0, o Flu perdeu um pênalti, com Richarlison parando na defesa do goleiro Danilo Fernandes. Com o resultado, o time carioca encerra a participação no Brasileirão 2016 com 50 pontos, no 13º lugar, e o Colorado foi rebaixado para a Série B, na 17ª colocação, com 43.

No Barradão, em Salvador (BA), o Palmeiras, mesmo com o título garantido, não tirou o pé e bateu o Vitória por 2 a 1. O Rubro-Negro saiu na frente, com Marinho cobrando falta de longe, aos 12 minutos do primeiro tempo. Três minutos depois, o Verdão foi buscar o empate, com Gabriel aproveitando a sobra. Aos 45, Alecsandro ficou a bola após ótima jogada de Fabrício e virou o marcador para garantir o triunfo. Apesar da derrota, o Vitória conseguiu conquistar a permanência na Série A, ficando no 16º lugar, com 45 pontos. A equipe palestrina ficou com 80 pontos e o troféu de campeão. 

No Pacaembu, em São Paulo (SP), o Tricolor bateu o já rebaixado Santa Cruz por 5 a 0. David Neres marcou ainda no primeiro minuto de bola rolando, Gilberto fez um golaço aos 29, Chavez anotou o terceiro já na etapa final, aos 12, e o quarto, aos 27 minutos, e Luiz Araújo, aos 37, liquidou a fatura. O São Paulo fecha o Brasileiro 2016 no 10º lugar, com 52 pontos, e o Cobra coral fecha participação com 31 pontos, na 19ª colocação, e rebaixado para a Série B.

No Mineirão, em Belo Horizonte (MG), Cruzeiro e Corinthians fizeram um jogo de cinco gols. A Raposa levou a melhor, vencendo por 3 a 2. Robinho, Ezequiel e Arrascaeta marcaram para o time mineiro. Guilherme e Marlone balançaram a rede para o Timão. O Alvinegro paulista ficou na 7ª colocação, com 55 pontos, e clube celeste no 12º lugar, com 51 pontos.

No Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), a Ponte Preta derrotou o Coritiba por 2 a 0. A Macaca abriu o placar com William Pottker, aos 14 minutos do segundo tempo, e ampliou com Rivanelli, cinco minutos depois. Com o resultado, o Alvinegro campineiro ficou com o oitavo lugar, com 53 pontos, e o Coxa ficou em 15º, com 46.

Na Ilha do Retiro, no Refice (PE), o Sport bateu o já rebaixado Figueirense por 2 a 0 e garantiu a permanência na Série A. Rogério abriu o placar com um golaço, logo no primeiro minuto do segundo tempo, e Diego Souza deu números finais ao jogo, aos 43, aproveitando assistência de Neto. O Leão da Ilha ficou no 14º lugar, com 47 pontos, e o Figueira encerrou a competição na 18ª posição, com 37, e rebaixado para a Série B.

Na Arena Condá, em Chapecó (SC), a partida entre Chapecoense e Atlético-MG não aconteceu e as equipes receberam um W.O. duplo, que consiste em derrota por 3 a 0 para cada um dos times. A Chape fechou a competição com 52 pontos, no 11º lugar, e o Galo ficou na quarta posição, com 62. 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics