Top 3 da arbitragem na 22ª rodada do Brasileirão

Top 3 da arbitragem na 22ª rodada do Brasileirão

Comissão Independente aponta os trios de arbitragem que tiveram as melhores avaliações

Semana do Futebol Semana do Futebol
Créditos: Ricardo Stuckert / CBF

A Comissão Independente de Arbitragem, constituída por Vitor Pereira, Cláudio Vinícius Cerdeira e José Roberto Wright, reuniu-se para avaliar as atuações dos trios de arbitragem e chegou aos melhores da 22ª rodada do Brasileirão.

O ranking por rodada é elaborado de acordo com as notas atribuídas pelos membros da Comissão Independente, que leva em consideração a própria observação dos jogos, os relatórios do analista de campo e do analista de vídeo. Confira o top 3 dos trios de arbitragem que receberam as melhores avaliações.

22ª RODADA

Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Emerson Augusto de Carvalho (SP)
Miguel Cataneo Ribeiro Costa (SP)
Ponte Preta x Corinthians – 27/08/2016

Sandro Meira Ricci (SC)
Nadine Scharamm Camara Bastos (SC)
Helton Nunes (SC)
Cruzeiro x Santa Cruz – 28/08/2016

Leandro Pedro Vuaden (RS)
Jorge Eduardo Bernardi (RS)
Lúcio Beiersdorf Flor (RS)
Atlético-PR x Botafogo – 29/08/2016

Mais sobre a Comissão Independente

Grupo comandado pelo português Vitor Pereira, que apitou duas Copas do Mundo e foi chefe da Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa por mais de dez anos. Além dele, outros dois ex-árbitros fazem parte desta equipe: José Roberto Wright e Cláudio Vinícius Cerdeira.

Aproveitando o trabalho de análise de desempenho dos árbitros que já é executado a cada jogo por analistas contratados, os membros da comissão podem referendar ou reformar as observações do responsável pela partida. Baseado neste desempenho, eles, conjuntamente, dão notas aos trios de arbitragem. Esses números estão sendo computados para um ranking da Comissão Nacional de Arbitragem no campeonato.

Vitor, Cerdeira e Wright também podem definir sanções aos árbitros que cometerem erros nas partidas e estabelecer um programa de reciclagem junto à Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF) para que estes juízes aperfeiçoem seus conhecimentos.

Além da análise individual, é responsabilidade desta comissão uma avaliação global da arbitragem, constatando falhas que ocorrem com maior incidência e estabelecendo medidas de correção para as situações comuns. Este aperfeiçoamento poderá ser feito por intermédio de cursos, provas teóricas, análise de vídeos, entre outros.

RANKING DA ARBITRAGEM NAS RODADAS 20 E 21 (clique aqui para conferir)

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics