Tarde de aulas técnicas no curso de arbitragem

Tarde de aulas técnicas no curso de arbitragem

Os instrutores da FIFA, Jorge Larrionda, da CBF, Ednilson Corona, e da CBF e da Conmebol, Sálvio Fagundes, comandaram os treinamentos

frame palestra. frame palestra.

Os responsáveis pelas aulas técnicas teóricas da tarde desta terça-feira foram os instrutores da FIFA, Jorge Larrionda, da CBF, Ednilson Corona, e da CBF e da Conmebol, Sálvio Fagundes.

O primeiro ponto que foi trabalhado com os árbitros e assistentes foi a mudança na regra 11, a regra do impedimento, feita pela FIFA, em junho deste ano. Aa CBF, visando à facilitação e melhor desempenho da arbitragem brasileira, se antecipou e já passou as novas informações aos participantes do curso.

Foram três mudanças na regra. Agora para ser considerado impedimento, o jogador tem que tocar ou disputar a bola. Antes, bastava ele ter interesse em jogar que já era considerado impedimento.

Para o assistente marcar impedimento, o jogador tem que fazer gestos ou obstruir o adversário claramente. Antes da alteração, apenas os gestos ou movimentos que atrapalhassem o adversário já eram suficientes para a marcação.

Antes era confuso quando a bola desviava em um defensor e deixava jogador que estava em posição de impedimento em condição de jogo. Agora é claro que o jogador em posição de impedimento só está em condição de jogo quando o adversário dá um passe errado.

A segunda etapa do trabalho técnico teve objetivo de passar para os participantes os aspectos gerais de controle de jogo, tais como interpretação e aplicação da regra de faltas, trabalho em equipe, leitura de jogo, por exemplo.

- Buscamos passar para os árbitros e assistentes todas as ferramentas que eles precisam para se prepararem para uma partida, para que assim, na hora necessária, eles possam tomar a decisão correta - explicou Jorge Larrionda.

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics