Seminário de Arbitragem começa nesta sexta-feira

Seminário de Arbitragem começa nesta sexta-feira

Evento será realizado no Hotel Hilton Barra, no Rio de Janeiro, das 9 às 19h

Arte Arbitragem 2015 Arte Arbitragem 2015
Créditos: MoWA Sports

A CBF realiza nesta sexta-feira (7), o Seminário de Arbitragem, no Hotel Hilton Barra, Rio de Janeiro, das 9 às 19h. Será um dia de trabalho e palestras sobre temas ligados à arbitragem. O público do evento é formado por árbitros e assistentes FIFA e promissores, instrutores da Escola Nacional de Arbitragem (ENAF) e da FIFA.

O seminário começa às 9 horas com a abertura oficial, que será feita pelo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa. Marco Aurélio Cunha, coordenador de Futebol Feminino, será o responsável por falar sobre a visão do dirigente. O diretor de Competições, Manoel Flores, também será palestrante e falará sobre os regulamentos dos campeonatos organizados pela entidade.

Oscar Ruiz, ex-árbitro FIFA que esteve nas Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010 e é instrutor FIFA, ressaltará a importância da motivação no trabalho da arbitragem. O procurador do STJD, Paulo Schmitt, abordará as infrações disciplinares. O presidente da Comissão Nacional dos Médicos de Futebol, Jorge Pagura, e o diretor de Comunicação da CBF, Fernando Mello, também estão entre os palestrantes.

Márcio Rezende de Freitas, comentarista de arbitragem; Wilson Luiz Seneme, instrutor FIFA; e Manoel Serapião Filho, adjunto técnico da ENAF, falarão sobre temas mais específicos de arbitragem. Ana Paula de Oliveira, representante da ENAF, será a responsável por explicar o papel da mulher no futebol.

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics