Reunião da Arbitragem: balanço de três dias intensos de trabalho na CBF

Reunião da Arbitragem: balanço de três dias intensos de trabalho na CBF

Integrantes da CA e da ENAF reúnem-se com presidente Marco Polo Del Nero

Presidente Marco Polo reúne-se com integrantes da Comissão de Arbitragem e da ENAF Presidente Marco Polo reúne-se com integrantes da Comissão de Arbitragem e da ENAF
Créditos: CBF

Os integrantes da Comissão de Arbitragem da CBF e da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF) reuniram-se durante três dias na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O grupo trabalhou intensamente com objetivo de avaliar a atuação dos árbitros nas competições em andamento e os resultados da "Cruzada pelo Respeito":

Média de bola rolando em 130 partidas: em 2014 - 52,04 minutos; em 2015 - 55,05 minutos (diferença de 3,01 minutos)

Faltas marcadas em 130 partidas: em 2014 - 4.749; em 2015 - 3.976 (diferença de 773)

Número de cartões amarelos: em 2014 - 611; em 2015 - 698 (diferença de 87)

Número de cartões vermelhos: em 2014 - 28; em 2015 - 43 (diferença de 15)

O ouvidor da Arbitragem, Paulo Jorge Alves, mostrou as atividades realizadas. Os integrantes da ENAF apresentaram um resumo das avaliações físicas e teóricas para homologação da Relação Nacional de Árbitros de Futebol 2015 (RENAF) e definido o calendário de treinamento contínuo da RENAF, previsto para o período de 27 de agosto a 4 de outubro, nas federações filiadas.

Foi apresentado também um resumo dos dois primeiros treinamentos realizados no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que contaram com a presença da Comissão Nacional de Médicos de Futebol (CNMF). As reavaliações físicas e teóricas para homologação da RENAF 2015, para os reprovados na primeira etapa, serão realizadas em setembro.

O coordenador Nacional da Instrução e membro da Comissão de Arbitragem da Conmebol, Wilson Seneme, explicou aos representantes da Arbitragem da CBF a circular da FIFA, que visa a esclarecer as definições de impedimento durante as partidas.

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, apresentou o calendário do Curso RAP-Futuro III, da FIFA, que se realizará de 3 a 7 de agosto, para os árbitros FIFA; instrutores técnicos e físicos de 7 a 11; e árbitros aspirantes Fifa, de 11 a 15.

Após os três dias de reunião, os representantes da Arbitragem foram recebidos pelo presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser