Aranda e o processo de seleção de árbitros

Aranda e o processo de seleção de árbitros

Em Seminário Internacional, ex-chefe do departamento de arbitragem da FIFA fala sobre o processo de escolha dos árbitros de futebol

José Maria Garcia Aranda José Maria Garcia Aranda
Créditos: Fernando Alves / CBF

Encontrar árbitros de qualidade não é tarefa fácil. Exige planejamento, conhecimento e muito trabalho. Foi justamente sobre isso que falou o ex-chefe de arbitragem da FIFA, José Maria Garcia-Aranda, nesta segunda-feira (1), segundo dia do Seminário Internacional de Arbitragem realizado pela CBF.

García-Aranda citou cinco etapas deste processo de seleção, que passa pelas comissões estaduais, responsáveis por prospectar candidatos e realizar os testes e treinamentos. 

As cinco etapas passam por testes físicos, análises de vídeos com tomada de decisão em cima do lance, provas técnicas e avaliação individual feita pela comissão. Com base nos resultados obtidos nos testes, somados a opinião da banca, os árbitros são selecionados.

- O futebol brasileiro é referência no mundo, então a arbitragem também tem tudo para ser. Fico muito feliz em participar deste encontro e poder trocar experiências com tanta gente qualificada - comentou José María García-Aranda.

O Seminário não para por aí. A programação segue até terça-feira (2). Ainda nesta segunda-feira, a Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF) fala de um tema muito importante: o projeto da CBF para o uso de vídeo durante as partidas. No último dia, García-Aranda volta ao palco para falar sobre "o papel do árbitro internacional moderno". 

 

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics