Nova Comissão de Arbitragem toma posse na CBF

Nova Comissão de Arbitragem toma posse na CBF

Presidente Marcos Marinho, o vice-presidente Alício Pena Júnior e os ex-árbitros Cláudio Cerdeira e Ana Paula Oliveira conversaram com a imprensa

Os novos integrantes da Comissão de Arbitragem da CBF foram apresentados na tarde desta quarta-feira (28), na sede da entidade, na Barra da Tijuca. O presidente Marcos Marinho, o vice-presidente Alício Pena Júnior e os ex-árbitros Cláudio Cerdeira e Ana Paula Oliveira conversaram com a imprensa e falaram sobre as expectativas para o trabalho.

Durante a entrevista coletiva, o presidente da Comissão de Arbitragem afirmou que o modelo de sorteio de arbitragem será reavaliado, mas não deixará de ser feito por questões legais.

– O sorteio não vai acabar porque está na lei, no Estatuto do Torcedor. Enquanto a lei for essa, vamos trabalhar com a obrigação do sorteio, mas estudaremos uma mudança no sistema de escala para facilitar. Não vamos insistir com algo que não está dando certo – disse Marinho.

Apresentação da nova Comissão de Arbitragem da CBF

Marcos destacou que o apoio aos árbitros continuará forte. Ratificou que eles não são máquinas e o erro é humano, mas destacou a importância do reconhecimento ao mérito e da avaliação do equívoco que tem influência no resultado da partida.

– Há o erro por detalhes mínimos e o erro grave, em questões claras, óbvias. Temos que analisar para ter justiça na avaliação. Quem errar e melhorar, buscar aperfeiçoamento e for competente vai progredir. Os que não procurarem a evolução, acabam ficando pelo caminho – ressaltou o presidente.

Benefício para os árbitros

Ana Paula Oliveira já anunciou um benefício que passa a valer na próxima rodada. Se um árbitro tiver um problema sério (pessoal, familiar) na véspera da partida, ele poderá comunicar a comissão, ser retirado da escala e manter o recebimento da taxa pelo respectivo jogo. Em seu lugar, deve entrar o quatro árbitro ou um novo sorteado, se houver tempo hábil.

– Esse é mais um passo pra gente ter o árbitro sempre 100% dedicado à partida. Nesses casos extremos, ele não perderá a taxa e poderá cuidar do problema emergencial. Queremos evitar que o árbitro evite a perda financeira e encare uma partida importante com algo relevante para atrapalhar a sua atuação – explicou Ana Paula.

Árbitro de vídeo e ENAF

O setor de arbitragem terá outras mudanças. O ex-presidente da Comissão, Sérgio Corrêa, assumirá a coordenação do Projeto de Desenvolvimento e Implementação do árbitro de vídeo. A Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF) passará a ser dirigida por Manoel Serapião Filho. O secretário da ENAF será Nilson de Souza Monção.

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym