Jogos com mais tempo de bola rolando triplicaram

Jogos com mais tempo de bola rolando triplicaram

Ricardo Marques Ribeiro e Thiago Peixoto foram os árbitros que mais apitaram nos 47 jogos que superaram a marca estabelecida pela Fifa

O "Duelo dos Atléticos" teve quase 70 minutos de bola rolando

O "Duelo dos Atléticos" teve quase 70 minutos de bola rolando

Créditos: Bruno Cantini / Divulgação / Atlético-MG

O aumento do tempo de bola em jogo tem sido um dos pontos fortes do Brasileirão 2015. Além dos bons índices totais, um dado chama atenção: em relação ao ano passado, triplicou o número de jogos com mais de 60 minutos de bola rolando, considerado pela Fifa como o ideal. Considerando a etapa atual, de 260 jogos realizados, apenas 16 partidas haviam chegado a esta marca em 2014 (6,15%), enquanto, na edição deste ano, 47 (18,07%) disputas alcançaram após a 26ª rodada.

Entre os 47 jogos da edição de 2015, destaque para as participações de São Paulo, Corinthians, Atlético-PR, Cruzeiro e Sport Recife, clubes que mais participaram destas partidas.

Reflexo da melhora no desempenho das equipes e da arbitragem é o tempo médio de bola em jogo do campeonato, que chega neste momento a 54 minutos e 51 segundos. Para ter um comparativo, a média da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, foi de 57 minutos . Entre as 26 rodadas já realizadas, a última, inclusive, foi a que teve o maior tempo total de bola rolando: 568 minutos e nove segundos, considerando os 10 jogos. 

– A orientação é para que continuemos trabalhando para aumentar a média, pois essa é a recomendação da Fifa para os seus campeonatos. Além de termos praticamente acabado com as reiteradas reclamações de jogadores e treinadores junto à arbitragem, que retardavam muito os jogos, houve uma queda importante na média de faltas do campeonato, de 33 para 27 – explica o presidente da Comissão Nacional da Arbitragem, Sérgio Corrêa.

Confira os números:

Partidas com mais de 60 minutos de bola rolando no Brasileirão 2015:
47 em 260 jogos realizados (18,07%)

Jogo com maior tempo de bola em jogo no Brasileirão 2015:
24/05 | Atlético-PR X Atlético-MG | 69 minutos e 40 segundos | Arbitragem de Thiago Peixoto

Equipes que mais participaram destes 47 jogos:
9 jogos – São Paulo
8 jogos – Corinthians
7 jogos – Atlético-PR
7 jogos – Cruzeiro
7 jogos – Sport Recife

Árbitros que mais apitaram nestes jogos:
5 jogos – Ricardo Marques Ribeiro (MG)
5 jogos – Thiago Peixoto (SP)
4 jogos – Wilton Sampaio (GO)
4 jogos – Pericles Cortez (RJ)
4 jogos – Anderson Daronco (RS)

*Dados Leonardo Gaciba

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics