Instrutores participam de curso de arbitragem

Instrutores participam de curso de arbitragem

Com objetivo de uniformizar a aplicação da regra de jogo em todo o país, instrutores participam de curso de capacitação da ENAF

Treinamento de instrutores de Arbitragem Treinamento de instrutores de Arbitragem
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF) iniciou, nesta terça-feira (21), o programa de capacitação de instrutores que irão integrar a seleção nacional dos árbitros de futebol de 2017. Os 16 selecionados serão responsáveis pelos cursos regionais para os árbitros de todo o país. O objetivo é que os treinamentos sejam realizados de forma unificada até o início do Campeonato Brasileiro.

– O curso visa aperfeiçoar nossos instrutores e a missão principal deles daqui para frente é levar a mensagem do que a Comissão de Arbitragem quer dos seus árbitros em termos de aplicação da regra do jogo, buscando a uniformidade na aplicação da regra. O que nós queremos é uma uniformidade de ações e cabe a nós prepararmos nossos instrutores para levar essa mensagem – explicou Marcos Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.

Antônio Pereira da Silva, ex-árbitro e atual instrutor de arbitragem, está entre os selecionados para o curso e avaliou o projeto de capacitação de forma positiva.

– É um projeto grandioso que a CBF, juntamente com a Comissão de Arbitragem e a ENAF, vem desenvolvendo ao longo do tempo. É um processo de continuidade, de evolução no entendimento e no domínio das regras do jogo. Isso vai fortalecer a compreensão e o entendimento na aplicação das decisões.

Entre os temas abordados no programa de treinamento – que seguirá até a quinta-feira (23), no hotel Transamérica, no Rio de Janeiro – estão posicionamento e leitura de jogo; fundamentos e análises de vídeos de entradas/disputas, impedimento, mão na bola/bola na mão, faltas táticas; análise de desempenho e padrão da arbitragem. 

 

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser