Comissão debate análise e desempenho dos árbitros

Comissão debate análise e desempenho dos árbitros

Representantes da Comissão de Arbitragem da CBF estiveram reunidos na sede da CBF para debater sobre os árbitros e avaliar profissionais

Reunião da Comissão de Arbitragem Reunião da Comissão de Arbitragem
Créditos: Fernando Alves / CBF

A Comissão de Arbitragem da CBF e representantes da Escola Nacional de Arbitragem (Enaf) reuniram-se nesta quarta-feira (18) para debater critérios técnicos de análise e desempenho dos profissionais de arbitragem durante os jogos da temporada 2017. O grupo levantou pautas e fez observações com a finalidade de elaborar nova forma de avaliação dos árbitros e evitar disparidades durante a temporada.

– Nós verificamos que há muitas inconsistências nos relatórios produzidos e no resultado final, então procuramos especialistas na área da arbitragem. Juntos, com a estrutura que já temos, esperamos atingir o objetivo de valorizar as pessoas que atuam no apito qualificá-los ainda mais – afirmou Marcos Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem.

O árbitro Ítalo Medeiros de Azevedo (RN) acredita que construir um método de avaliação é necessário para evoluir o quadro de árbitros.

– A fórmula de análise de desempenho sofrerá mudanças para que, com um novo protocolo de análise, a gente possa partir para um método científico que nos dará um resultado mais preciso em relação ao comportamento da arbitragem no seu aspecto geral em todas as competições da CBF – concluiu.

Estiveram presentes à reunião Cláudio Cerdeira, membro da Comissão de Arbitragem; Ana Paula de Oliveira, secretária da Comissão de Arbitragem; José Roberto Wright, membro da Comissão Independente de Arbitragem; Marcos Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem; Ítalo Medeiros de Azevedo, árbitro do quadro da CBF; Sérgio Correa, líder do projeto de Árbitro de Vídeo; Manoel Serapião Filho, diretor-presidente da Enaf; Nilson de Souza Monção, diretor-secretário da Enaf; Paulo Jorge, ouvidor da CBF; e Claudio Freitas, secretário da Comissão de Arbitragem. 

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser