Árbitro de Vídeo: detalhes da preparação

Árbitro de Vídeo: detalhes da preparação

Nesta quarta (28), a cidade de Salgueiro receberá às 21h45 a primeira finalíssima de campeonato com AV na história do futebol brasileiro

 Equipe que trabalhará em Salgueiro x Sport, no Estádio Cornélio de Barros Equipe que trabalhará em Salgueiro x Sport, no Estádio Cornélio de Barros
Créditos: Fernando Torres / CBF

As 36 horas que antecedem uma partida com a tecnologia do Árbitro de Vídeo (AV) são dedicadas aos últimos ajustes nos equipamentos e às orientações a quem vai trabalhar no jogo: atletas, comissões técnicas e a equipe de arbitragem. Às vésperas da decisão do Campeonato Pernambucano entre Salgueiro e Sport, a CBF esteve no Estádio Cornélio de Barros para acompanhar a instalação dos monitores na cabine e no gramado, além de testar o sistema de comunicação. Já no início da noite desta terça-feira (27), as delegações dos clubes receberam a visita de uma comitiva da confederação, que forneceu detalhes do funcionamento e respondeu às perguntas dos treinadores, dirigentes e jogadores.

Nesta quarta (28), a cidade de Salgueiro, no Interior de Pernambuco, receberá às 21h45 a primeira finalíssima de campeonato com Árbitro de Vídeo da história do futebol brasileiro. O primeiro jogo com o AV também foi disputado entre o Carcará e o Leão da Ilha, no confronto de ida dessa série decisiva (clique aqui e veja o que aconteceu).

Naquela oportunidade, a CBF e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) instalaram sete câmeras exclusivas, que enviaram imagens para a unidade móvel do Árbitro de Vídeo, posicionada sob as arquibancadas da Ilha do Retiro. Desta vez, a cabine do AV, que estará no pavimento principal do Cornélio de Barros, com as paredes cobertas para evitar contato visual externo, receberá as imagens de todas as câmeras disponíveis para a transmissão da TV.

Árbitros no gramado

Os árbitros de campo foram definidos em audiência pública, realizada no dia 23 de maio, na sede da FPF: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO) irá comandar o jogo e terá Emerson Augusto Carvalho (FIFA-SP) e Marcelo Van Gasse (FIFA-SP) como seus assistentes. José Woshington (CBF) será o 4º árbitro (CBF) e Fabrício Leite (CBF) será o árbitro reserva.

Equipe do Árbitro de Vídeo

Na cabine, conferindo as imagens e replays para intervir, se necessário, estarão os responsáveis pela aplicação e supervisão do protocolo do AV, projeto brasileiro aprovado pelo International Football Association Board (IFAB), órgão máximo da FIFA para regras de futebol. Péricles Bassols (CBF/PE) será o árbitro de vídeo, com a possibilidade de contato via comunicador com o árbitro principal. Manoel Serapião Filho, autor do projeto, atuará como supervisor e Alício Pena Júnior trabalhará como assistente do supervisor. Haverá, na mesma sala, um operador de replay à disposição da equipe. O coordenador do Árbitro de Vídeo no Brasil e chefe da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa; e o presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho, também estarão no estádio.

Projeto brasileiro

O projeto do árbitro de vídeo é brasileiro e foi criado por Serapião, com o suporte institucional da Comissão de Arbitragem da CBF e da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF). O AV não atua em todas as dúvidas que possam surgir em campo. As informações são passadas ao árbitro principal em quatro situações:

- Foi gol / Não foi gol
- Foi pênalti / Não foi pênalti
- Cartão vermelho direto indevido
- Identificação errada do jogador punido

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics