Cursos

Gestão de Futebol

Objetivo

Com programação composta por atividades teóricas e práticas, dinâmicas, discussões em grupo e estudos de casos, este curso apresentará o que há de mais moderno em gestão com foco em instituições ligadas ao futebol. Docentes capacitados em gestão trarão suas experiências, bem como gestores esportivos atuantes apresentarão suas técnicas de sucesso. Os principais objetivos a serem alcançados são:

  • Contribuição relevante para a capacitação dos gestores esportivos
  • Impacto significativo na administração das principais entidades ligadas ao futebol
  • Criação de programas de gestão esportiva eficientes e aplicáveis
  • Desenvolvimento de propostas de soluções concretas para as diferentes instituições
  • Estímulo ao relacionamento entre os gestores esportivos
  • Troca de ideias e experiências

Carga Horária

160 horas/aula

Grade curricular

  • MÓDULO I – Governança e Organização do Futebol
  • MÓDULO II – Planejamento Estratégico
  • MÓDULO III – Direito Desportivo
  • MÓDULO IV – Marketing Esportivo
  • MÓDULO V – Finanças e Recursos Humanos
  • MÓDULO VI – Gestão de Competições
  • MÓDULO VII – Gestão Técnica do Departamento de Futebol
  • MÓDULO VIII – Comunicação no Futebol

Pré-Requisito

Ensino Superior completo ou cursando o último ano

Processo Seletivo

Análise de currículo

  • Profissionais
    • Gestores de Futebol
    • Federações Estaduais de Futebol
    • Gerentes de equipe
    • Administradores de clubes e federações
    • Gerentes de Equipe de Futebol Feminino
    • Profissionais do Esporte envolvidos com o Futebol
  • Maiores interesses
    • Educação continuada em gestão de futebol para progredir na carreira
    • Especialização para atuar no negócio de futebol
    • Educação especializada para atuar profissionalmente no futebol
  • Campos de atuação
    • Competições esportivas de futebol (clubes e entidades)
    • Governança (federações e associações)
    • Movimentos sociais (fundações e municipalidades)
    • Consultorias esportivas (empreendedores e iniciativas de negócios)
    • Intermediação (agentes e gestores de atletas)
    • Jornalismo esportivo
    • Marketing e Patrocínios (empresas privadas e públicas)

Conteúdo Programático

  • Governança e Organização do futebol
    • Aspectos históricos - a chegada e evolução do futebol no Brasil; Futebol como fator de inclusão social. A relação com o poder público; os dilemas do planejamento de um sistema esportivo aberto e os conflitos de expectativas de resultados; ciclos virtuosos/vicioso e a cadeia de valor no futebol; relações clube-empresa; definição do porte e objetivos nos clubes de futebol; modelos internacionais de organização do futebol; GRC (Governança, Riscos e Compliance) – desafios e aplicabilidade para clubes e federações no contexto atual; Organização das ligas de futebol amador; A importância dos registros de atletas e suas consequências econômicas.
  • Planejamento Estratégico
    • Princípios e fundamentos de planejamento; importância do planejamento estratégico; alinhamento conceitual e percepção do nível de maturidade no cenário esportivo e posicionamentos de curto e longo prazo; Análise de ambientes externos e internos; Perspectivas das Partes Interessadas; Identificação de fatores críticos controláveis e observáveis; Definição de objetivos aspiracionais e operacionais; Estratégias de gestão no futebol; Ferramentas e metodologias de gestão de portfólio de projetos; Construção de Mapas Estratégicos; Avaliação da Matriz de objetivos/projetos.
  • Direito Desportivo
    • Introdução ao estudo do direito desportivo; Panorama legislativo; O atleta profissional e sua relação com o clube; Contrato especial de trabalho desportivo; Contrato de licença de uso dos direitos da personalidade; Direito de arena; Direitos federativos e direitos econômicos; Transferências nacionais e internacionais; Regulamentos FIFA e CBF de intermediários; Formação de atletas; Justiça desportiva; Estatuto do torcedor; Ética no futebol; Proteção ao jogo – doping e “match-fixing”; Lei de incentivo ao esporte; Contratos de exploração comercial; Licenciamento de marcas e símbolos.
  • Marketing Esportivo
    • Conceitos e fundamentos do marketing; Marketing no esporte e através do esporte; Estruturação do departamento de marketing/comunicação em clubes; Branding para clubes de futebol; A visão dos clubes e dos patrocinadores; O sócio torcedor e o fã de futebol, fidelização, experiências de consumo; Esporte como conteúdo de mídia; Patrocínio Esportivo e ativação comercial, institucional e relacional de marcas; Oferta vs demanda no futebol; Exploração comercial de estádios e arenas; Maximização de receitas em clubes de futebol e entidades esportivas.
  • Finanças e Recursos Humanos
    • Princípios e fundamentos de economia; Variáveis econômicas; Interpretação e preparação do orçamento e dos demonstrativos financeiros; Análise de relatórios financeiros; Gestão contábil e financeira; Análise de investimentos, risco & retorno; Endividamento & alavancagem; Avaliação dos clubes/empresas; Equilíbrio financeiro nas organizações esportivas; Responsabilidade fiscal; RH em eventos esportivos; Gestão de pessoas em organizações intensivas em talentos; Estilos de liderança; Principais processos de gestão de pessoas; Planejamento de equipes multifuncionais; Capacitação e desenvolvimento de pessoas; Construindo uma ferramenta de desenvolvimento de talentos.
  • Gestão de competições
    • Estrutura de campeonatos nacionais e internacionais; Etapas das competições: concepção, análise de viabilidades técnicas e financeiras, tabelas e regulamentos, mecanismos operacionais e de controle, e métricas de avaliação do sucesso; Os produtos CBF; A arbitragem em campeonatos; Regulamentação de estádios; Preparação dos campos de futebol e a importância da qualidade do piso esportivo - tecnologias e manejos; Gestão de arenas esportivas.
  • Gestão Técnica do Departamento de Futebol
    • Introdução e orientações gerais sobre a disciplina; capacitação profissional no futebol na era da informação; Introdução à gestão no futebol e gestão técnica e os desafios do trabalho integrado no futebol; um diagnóstico do futebol brasileiro; noções de planejamento na perspectiva técnica; formação profissional em futebol no mundo e no Brasil; A formação na base - seleção, captação e desenvolvimento do talento no futebol; Avaliação sistêmica e interdisciplinar no futebol; Medicina no futebol; Evolução das metodologias do treinamento no século XXI.
  • Comunicação no Futebol
    • Operações e serviços de mídia – planejamento e operação da estrutura e serviços para jornalistas em eventos esportivos, jogos, competições nacionais e clubes; Estratégias de comunicação de clubes e federações com imprensa, assessoria de imprensa e mídia training; Relacionamento com públicos alvo; Redes Sociais e webTV para mobilização de torcida; Potencialização de canais e plataformas midiáticas; Marketing digital em clubes de futebol; Avaliação de ROI em campanhas publicitárias e mídias sociais.