CBF Academy

Sobre

Com o objetivo de contribuir de forma relevante na capacitação e formação de profissionais que atuam no futebol, a CBF Academy foi fundada em 2016, compreendendo áreas mais amplas do que as oferecidas anteriormente pela CBF.

Além dos cursos técnicos, realizados desde 2005, a CBF Academy surgiu para abranger outras áreas, como gestão de futebol, Direito Desportivo, marketing, finanças, recursos humanos e comunicação.

Com um corpo docente qualificado e experiente, a CBF Academy proporciona troca de experiências entre os participantes, que buscam especialização e atualização na área do futebol. Até 2015, mais de 800 profissionais foram qualificados pela CBF, e a meta é que, até 2020, mais de 4 mil profissionais sejam certificados.

A CBF Academy segue as diretrizes da FIFA para implementação de certificados e licenças que a instituição sustenta e apoia em todas as confederações do mundo.

Objetivos

  • Oficializar as Licenças e certificados da CBF que fazem parte do programa de profissionais do futebol brasileiro em nível nacional e internacional
  • Desenvolver um programa de formação de profissionais do futebol baseado no conhecimento científico e com aplicabilidade direta na rotina de trabalho desses profissionais (reality based), com bases de natureza ética e pedagógica
  • Promover a sistematização do conhecimento teórico e prático do futebol brasileiro através de publicações e registros
  • Valorizar e preservar a história de conquistas do futebol brasileiro e suas características de brasilidade
  • Construir e unificar internacionalmente o processo de equivalência dos cursos oferecidos pela CBF Academy

Missão

Produzir e disseminar o conhecimento, tecnologia e know-how do futebol brasileiro, contribuindo para o seu desenvolvimento técnico e social, através da qualificação acadêmica de profissionais.

Visão

Tornar a CBF Academy uma referência mundial na qualificação de profissionais do futebol.

Processo de construção dos cursos

A metodologia desenvolvida na CBF Academy foi criada a partir da análise de modelos de formação de treinadores especializados de diversas escolas de referência mundial, pesquisas e visitas de campo, entrevistas individuais e seminários de formação de instrutores. A coordenação acadêmica visitou diversas federações internacionais para estudar como se dá o processo de formação de treinadores nestas instituições. Além disso, foram ouvidos treinadores e especialistas em diversas áreas correlacionadas ao esporte para identificar as competências e habilidades necessárias para a formação de profissionais do futebol. Por fim, uma comissão de profissionais se reuniu para discutir e validar um formato estrutural que se assemelhasse aos modelos internacionais, mas que respeitasse também a cultura futebolística, peculiaridades e inspirações que nos fizeram pentacampeões mundiais.

A CBF Academy foi criada a partir das diretrizes da FIFA para a formação de treinadores, para atuação desde o nível iniciante (Escolas de Futebol) até equipes profissionais. Dessa forma, profissionais de Educação Física, ex-atletas e treinadores já inseridos no mercado têm a oportunidade de se qualificar, adquirindo as Licenças de maneira gradual, com a garantia e chancela da CBF, Conmebol e FIFA. Além disso, a CBF Academy oferece cursos para profissionais de várias áreas ligadas ao futebol:

  • Preparador Físico
  • Treinamento de Goleiros
  • Análise de Desempenho
  • Coordenação Técnica
  • Imprensa
  • Direito Desportivo
  • Gestores de Futebol
  • Federações Estaduais de Futebol
  • Administradores de clubes de federações