Seleções de Base
Categorias de base
09.05.2013 às 13h44
Inovação da CBF: clubes recebem relatório de cada jogador convocado
Assessoria CBF

Desde que assumiu o comando das categorias de base da CBF, Alexandre Gallo traçou como uma de suas metas estreitar relação entre os clubes e a Seleção Brasileira. Para alcançar este objetivo, uma medida, por exemplo, foi implementar um sistema de relatórios para manter os times informados sobre seus atletas quando convocados.

No Sul-Americano Sub-17 da Argentina, por exemplo, a primeira competição de Alexandre Gallo à frente das seleções de base do Brasil, cada clube recebeu um documento com informações detalhadas sobre a participação de seus jogadores no torneio em que a Seleção terminou na terceira colocação e classificada para o Mundial da categoria.

- Todos agradeceram essa iniciativa. Agora eles sabem quantas vezes o jogador passou no departamento médico, na fisiologia, qual foi sua evolução. É muito importante para que os clubes saibam o que é feito aqui - explicou Alexandre Gallo.

Os relatórios enviados para os clubes tinham partes iguais para todos, principalmente sobre os aspectos tático e técnico trabalhados durante a competição, e também informações segmentadas por clubes. Dados como peso, evolução na recuperação entre um jogo e outro, tratamentos, fisioterapia, medicamentos, enfim, tudo relacionado a questões individuais dos jogadores foi enviado apenas para o clube do atleta.

Além de informar os clubes sobre os acontecimentos envolvendo cada jogador durante uma convocação, os relatórios também vão para o banco de dados que está sendo criado pela CBF. Cada atleta convocado será registrado e terá um histórico documentado. Isso ajudará não só a qualificar as convocações nas divisões de base do Brasil, mas também auxiliará o trabalho de futuros técnicos das Sub-20, Sub-17 e Sub-15 e da Seleção Principal.

- Esse banco de dados também será alimentado pelos clubes. Nosso objetivo com isso tudo é minimizar cada vez mais a questão do erro nas convocações - finalizou Alexandre Gallo.


Parceiros:
Realização:
Confederação Brasiliera de Futebol   ©  Todos os direitos reservados.