100 anos de Seleção
07.02.2014 às 14h11
Brasil vence Uruguai por 3 a 0 no Sul-Americano de 1945
Assessoria CBF

O site CBF inicia nesta sexta-feira, dia 7 de fevereiro de 2014, uma retrospectiva dos jogos do Brasil através dos tempos em comemoração ao centenário da Seleção Brasileira - 1914/2014.

Jogos inesquecíveis, decisões de títulos, amistosos, todas as partidas estarão aqui registradas, para celebrar os 100 anos da trajetória da Seleção pentacampeã do mundo, iniciada no dia 21 de julho de 1914, em um amistoso disputado no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, com vitória de 2 a 0 sobre os ingleses do clube Exeter City.

Há 69 anos...

A Seleção Brasileira venceu o Uruguai por 3 a 0 no dia 7 de fevereiro de 1945, em partida válida pelo Campeonato Sul-Americano do Chile.

Naquele confronto, disputado no Estádio Nacional de Santiago, tomado por 60 mil pagantes, estavam em campo diversos jogadores que participariam cinco anos depois da final da Copa do  Mundo de 1950, no Maracanã.

Do lado do Brasil, Zizinho, Jair da Rosa Pinto e Ademir Menezes. O técnico foi também Flávio Costa.

Pela Celeste, aturaram o goleiro Máspoli e o zagueiro Obdulio Varela.

Este jogo foi mais um dos tantos em que Brasil e Uruguai se enfrentaram nos 1940. Naquele 7 de fevereiro, a Seleção Brasileira construiu a vitória com facilidade, marcando os 3 a 0 já no primeiro tempo, com dois gols de Heleno de Freitas e um de Ruy.

Veja a súmula da partida:

 

BRASIL 3 x 0 URUGUAI
Data: 7 de fevereiro de 1945
Competição: Campeonato Sul-Americano
Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile). Público: 60.000 pagantes
Árbitro: Bartolomé Macias (Argentina)
Gols: Heleno de Freitas, aos 6; Ruy, aos 19; Heleno de Freitas, aos 31
BRASIL: Oberdan (Palmeiras-SP), Domingos da Guia (Corinthians-SP) e Begliomini (Corinthians-SP); Biguá (Flamengo-RJ), Ruy (São Paulo-SP) e Jayme de Almeida (Flamengo-RJ); Tesourinha (Internacional-RS), Zizinho (Flamengo-RJ), Heleno de Freitas (Botafogo-RJ), Jair Rosa Pinto (Vasco-RJ) e Ademir Menezes (Vasco-RJ)
Técnico: Flávio Rodrigues Costa
URUGUAI: Máspoli, Pini (Tejéra) e Prado; Viana, Obdulio Varela e Gambetta; Ortiz, José García (Sarro), Atilio García, Porta e Zapiraín
Técnico: José Nasazzi

 

 

Fonte: Gerência de Memória da CBF


Parceiros:
Realização:
Confederação Brasileira de Futebol   ©  Todos os direitos reservados.