Copa das Confederações
14.05.2013 às 12h17
Brasil disputa em casa o tetracampeonato da competição
Assessoria CBF , Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Hoje, 15 de maio, falta um mês para a realização da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013. Competição que reúne oito seleções - as seis campeãs continentais, a seleção do país-sede e a campeã mundial - a Copa das Confederações será disputada de 15 a 30 de junho nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

O Brasil é o maior vencedor da Copa das Confederações: campeão em 1997, 2005 e 2009, luta, portanto, pelo quarto título e o tricampeonato consecutivo.

A competição foi disputada incialmente com o nome Copa Rei Fahd, na Arábia Saudita, com a participação de quatro seleções, sendo a Argentina campeã em 1992, e a Dinamarca, já com seis seleções, em 1995. O Brasil não disputou as duas edições.

Em 1997, ainda na Arábia Saudita, a competição teve o nome mudado para Copa das Confederações da FIFA e teve a participação de oito seleções - o formato atual.

O Brasil foi o grande campeão, goleando a Austrália na final por 6 a 0, com três gols de Romário e três de Ronaldo. Romário foi o artilheiro da Copa, com sete gols.

Em 1999, o México foi o país-sede e ficou com o título, derrotando a Seleção Brasileira na final por 4 a 3. O Brasil fez uma grande campanha, em que goleou a Alemanha por 4 a 0 e a Arábia Saudita por 8 a 2. Ronaldinho Gaúcho foi o artilheiro, com seis gols.

Em 2001, em uma competição teste para a Copa do Mundo do ano seguinte, a Copa das Confederações foi realizada na Coreia do Sul e no Japão. A França foi a campeã, vencendo o vice Japão na final por 1 a 0.

O Brasil chegou à semifinal, perdendo para a França por 2 a 1. Na decisão do terceiro lugar, perdeu para a Austrália por 1 a 0.

Em 2003, sendo o país anfitrião, a França conquistou o bicampeonato. Na final, venceu Camarões por 1 a 0. O Brasil não foi bem, sequer chegou às semifinais.

Na Alemanha, em 2005, o Brasil foi novamente o campeão, com duas grandes exibições na semifinal (3 a 2 sobre a Alemanha) e na final (4 a 1 sobre a Argentina).

Adriano foi o artilheiro da Copa, com cinco gols.

Quatro anos depois, na África do Sul, mais um título para a Seleção Brasileira, que derrotou a dona da casa por 1 a 0 na semifinal e os EUA, na final, de virada, por 3 a 2.

Luís Fabiano foi o artilheiro, com cinco gols.

Copa Rei Fahd

1992 - Arábia Saudita

Campeão: Argentina

Vice: Arábia Saudita

Participantes: Arábia Saudita, Argentina, Costa do Marfim e Estados Unidos

1995 -  Arábia Saudita

Campeão: Dinamarca

Vice: Argentina

Participantes: Arábia Saudita, Argentina, Dinamarca, Japão, México e Nigéria

Copa das Condeferações

1997  - Arábia Saudita

Campeão: Brasil

Vice: Austrália

Participantes: Arábia Saudita, África do Sul, Austrália, Brasil, Emirados Árabes Unidos, México, República Tcheca, Uruguai

1999 - México

Campeão: México

Vice: Brasil

Participantes: México, Alemanha, Arábia Saudita, Bolívia, Brasil, Egito, Estados Unidos e Nova Zelândia

2001 -  Coreia do Sul/Japão

Campeão: França

Vice: Japão

Participantes: Austrália, Brasil, Canadá, Camarões, Coreia do Sul, França, Japão e México

2003 - França

Campeão: França

Vice: Camarões

Participantes: França, Brasil, Camarões, Colômbia, Estados Unidos, Japão, Nova Zelândia e Turquia

2005 - Alemanha

Campeão: Brasil

Vice: Argentina

Participantes: Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Grécia, Japão, México e Tunísia

2009  - África do Sul

Campeão: Brasil

Vice: Estados Unidos

Participantes: África do Sul, Brasil, Estados Unidos, Itália, Iraque, Egito, Espanha e Nova Zelândia

2013 - Brasil - 15 a 30 de junho

Participantes: Brasil (país-sede), Espanha (campeã da Copa do Mundo de 2010 e da Eurocopa 2012), Japão (campeão da Copa da Ásia 2011), México (campeão da Copa Ouro da Concacaf 2011), Uruguai (campeão da Copa América 2011), Taiti (campeão da Copa das Nações da Oceania 2012), Itália (vice-campeã da Eurocopa 2012), Nigéria (campeã da Copa das Nações Africanas 2013)


Parceiros:
Realização:
Confederação Brasileira de Futebol   ©  Todos os direitos reservados.